Normalmente, 5 anos após uma construção ser erguida, a estrutura se acomoda e as infiltrações na manta passam a aparecer. A água penetra na estrutura e passa pelas fissuras já existentes no concreto.

  A FALTA DE IMPERMEABILIZAÇÃO EM DETERMINADOS LOCAIS, PODE GERAR :- PROLIFERAÇÃO DE MOFO E FUNGOS – MANCHAS – FISSURAS – TRINCAS – BOLHAS INDESEJADAS 

Segundo a norma de impermeabilização (NBR 9575:2003), as microfissuras têm abertura inferior a 0,05 mm. Aberturas com até 0,5 mm são chamadas de  fissuras e, por fim, as maiores de 0,5 mm e menores de 1,0 mm são chamadas de trincas. O termo rachadura é uma expressão mais coloquial, e utilizado popularmente para se referir a trincas maiores. Outra diferença na classificação das fissuras é se elas são ativas ou passivas.  As aberturas ativas variam conforme as mudanças de tensões. Um exemplo de fissura ativa é aquela causada pela dilatação e contração térmica. Quando a fissura não varia ao longo do tempo ela é chamada de fissura passiva.  Independentemente do tamanho e do tipo, as fissuras e trincas são indicativos que a estrutura está sob tensão. As normas de desempenho de concreto preveem as aberturas devido à natureza do material, e portanto fissuras maiores merecem atenção.

CAUSAS MAIS COMUNS DE FISSURAS, TRINCAS E RACHADURAS NO PRÉDIO : - 01. RECALQUE DE FUNDAÇÃO

  Os recalques diferenciais de fundação são algumas das causas mais recorrentes de fissuras e trincas nas edificações. A principal manifestação desta patologia são as fissuras em ângulo aproximado de 45º nos cantos de janelas e portas. O recalque acontece quando há diferença de adensamento do solo, e assim diferentes partes da edificação “rebaixam”.  Quanto maior é a diferença dos pontos de recalque, maior será o problema para a construção.

QUANDO DEVO ME PREOCUPAR ?

 Esse tipo de fissura já é previsto, pois é praticamente impossível prever todos os recalques de fundação. Por isso são feitas as vergas e contravergas nas aberturas (portas e janelas), para minimizar os efeitos.  Quando as fissuras começam a ficar cada vez maiores, é preciso ligar o sinal de alerta. Primeiramente, pois essas aberturas são pontos críticos de infiltração, e podem comprometer a parede tanto interna quanto externamente. Além disso, trincas grandes são indicativos de problemas mais sérios de fundação….( não é nosso caso ainda )

O QUE DEVO FAZER ?

Os primeiros passos já tomamos, chamar técnico da área e laudear, feito pela Sherwin Willians. Em geral, é preciso tomar os cuidados de correção e consequentemente selagem das fissuras, principalmente para evitar os problemas decorrentes da infiltração de água. Entenda: 

COMO ACABAR COM A INFILTRAÇÃO : - 02. VARIAÇÃO TÉRMICA 

A variação térmica é a causa mais comum das fissuras ativas. As diferenças de temperatura causam dilatação e contração dos materiais e, quando não são feitas as juntas de dilatação, surgem as fissuras. É possível notar esse tipo de patologia nas paredes, e principalmente no teto onde a incidência e a área são maiores. É muito comum vermos as fissuras ocorrem próximo do encontro das lajes com a alvenaria….( caso das escadas )

Quando devo me preocupar?

 Novamente, são fissuras de certa forma esperadas. O que não pode ocorrer é o aumento constante dessas trincas, de forma que a alvenaria seja comprometida de forma irreversível.

O que devo fazer?

Se as juntas de dilatação não foram feitas durante a execução da estrutura, é essencial que sejam feitas neste momento. As juntas funcionam como um ponto de alívio de tensões, e a estrutura pode se movimentar sem comprometer a segurança e estabilidade da edificação. Saiba mais: JUNTAS DE DILATAÇÃO E EFEITOS DAS VARIAÇÕES CLIMÁTICAS NAS ESTRURAS : - 03. RETRATAÇÃO DO CONCRETO  O concreto e as argamassas em geral, como sabemos, devem passar por um processo de cura, popularmente conhecido como “secagem”. É preciso respeitar esse período, pois durante o processo de cura a perda muita rápida de água causa a retração, e consequentemente fissuras. Da mesma forma, os prazos de execução de trabalhos de emboço e reboco devem obedecer às recomendações das normas técnicas, evitando assim maiores problemas com as trincas.

O que devo fazer?

Quando as fissuras nas paredes e teto estiverem perceptíveis, é uma boa prática refazer o revestimento, dessa vez respeitando os prazos estabelecidos por norma para a sequência de execução dos trabalhos.  As rachaduras podem surgir pelos mais diversos motivos, além dos já citados, a falha de execução, o uso de materiais de baixa qualidade, a falta de manutenção preventiva, fenômenos naturais como fortes chuvas, ventos, abalos sísmicos, falha de dimensionamento de projeto. Portanto, ao identificar grandes aberturas nas estrutura procure ajuda profissional imediatamente– como síndico, não deixar de inspecionar o prédio periodicamente para identificar as rachaduras. 

MEDIDAS PREVENTIVAS ADOTADAS : 

 - CHECK LIST / INCÊNDIO I – CHECH LIST INCÊNDIO II / BOMBEIRO – INSPEÇÃO GERAL / CONDOMÍNIO – INSPEÇÃO PREDIAL / AVCB  - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS – REVISÃO PREDIAL / ZELADOR – MANUTENÇÕES PREVENTIVAS – PROGRAMAÇÕES AGENDADAS : -01. CONTROLE EXTINTORES / 02. INSPEÇÕES CXS DE GORDURA E ESGOTO / 03. DEDETIZAÇÕES DIVERSAS / 04. LUZ DE EMERGÊNCIA E SENSORES LUZ DAS ESCADAS / 05. CRONOGRAMA DE OBRAS E SERVIÇOS – LAUDOS TÉCNICOS : RISCOS AMBIENTAIS – AVCB BOMBEIRO / MAPEAMENTO DE RISCOS – PARA RAIOS – PRÉDIOS / FISSURAS E TRATAMENTOS – CAIXA DE ÁGUA - GÁS   

Tanto nas áreas Administrativa, Financeira, Jurídica e Manutenções, o Condomínio vem passando por processos de mudanças e adaptações complementares...hoje, projeta-se o Planejamento a curto, médio e longo prazo, que são essenciais e de extrema importância suas execuções e laudeadas. Em termos de condomínios, o nosso tem tratado problemas sérios que sejam estruturais, regularizações, manutenções diversas e amplas, além de tudo que Normas Técnicas tem exigido ( algo que poucos se preocupam devido custos )...não é apenas questão de respeito aos moradores, mais questões de responsabilidades que tange a lei e são neglegenciados por muitos, por isto, os laudos realizados por gente da área, técnicos formados. 

O QUE DIZ AS LEIS CONDOMINAIS ?

NR7: PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - NR9: PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - NR 6: EPI – Equipamentos de Proteção Individual - NR 23: Proteção Contra Incêndio - NR 10: Instalações e Serviços em Eletricidade - Lei 4591/62 que é responsável pela cobrança do fundo reserva, Lei 245 de 1991, estas e mais leis, vem sendo trabalhadas e dentro da realidade financeira, atendidas e não eram 

   Em relação ao que diz respeito as finanças, de 1.994 até 2017, qdo assumimos provisóriamente e depois vias eleições, há no site, resumo de todas Atas encontradas, que nas épocas citadas, o Condomínio não fechou 1 ano sem dívidas e problemas...e isto não é apenas culpa de síndicos ou comissões, mais de todos moradores que foram omissosn e muitas vezes, ao invés de votarem por manutenções, esqueceram e votavam por outros ítens de menor importância e pior, tivemos casos de inadimplentes que perpetuaram por mais de 10 anos...uma caixa de água com mais de 15 anos com sérios problemas, as mesmas trincas, arrecadações por 2 vezes para pagarem Port Service e que sumiram...e por ai vai.

   Este passado e até mesmo a neglência de morador que deixa no caos sua garagem ( responsabilidade sua manter arrumada ), infiltrações entre apartamentos e muitas regras que o próprio morador abandonou, serão cobradas...como o somos : sim, temos responsabilidades, e os moradores também os tem e cabe também cumpri-las, como cumprimos e somos cobrados.

  O rateio / Fundo reserva, é para termos saldo financeiro para executar obras qdo tivermos caixa e dizem respeito as trincas nas escadas ( esquecidas por muitos ou ignoradas ), para qdo ter, pintarmos, corrigirmos as caixas de gordura e esgoto com sérios vazamentos e necessidades que se fizerem necessárias...e isto, consta em lei o Fundo, ou quando estourar um destes problemas ou processos de moradores que sofrem, todos pagarão via rateio emergencial e mais caro...é contra isto que lutamos, que investimos, que trabalhamos e pensando nas inúmeras melhorias que de 2.017 pra cá, ninguém precisa gostar desta gestão, mais ser ao menos, decente em admitir que muito mudou e há de mudar, e com famílias boas, para crescermos juntos com algo que não existia : dignidade







to de Exemplo

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.