Qual a necessidade de ser auto sustentável ? Todo condomínio precisa pensar em ter um Fundo de Arrecadação para sua sustentabilidade. Existe 02 pontos que geralmente são implantados em grandes condomínios :
FUNDO RESERVA & FUNDO SOCIAL O Fundo Reserva, serve para atender as demandas como rateio de pintura nova, construção de muro e benefícios que agregam a todos em melhorias e constam seu rateio conforme a Convenção. O fundo atende a demanda das necessidades básicas e suas melhorias de forma ampla.
O FUNDO SOCIAL, é uma forma arrecadatória extra; que criado, irá dar sustentabilidade à melhorias diversas de arrecadação...de forma indireta e a quem as usa.
- Novas vagas : aluguel a segundo carro do morador
- Salão de Festa : aluguel restrito ao morador
- Quiosque : o mesmo procedimento do Salão de Festa
- Mini Academia : com mensalidades aos usuários e equipamentos
PRIMEIRO PONTO - NOVAS VAGAS
- Terminar muro do Salão à nova lixeira : cria-se de 10 a 12 vagas
- Alugar aos moradores que possuem mais de 01 veículo
- Os primeiros meses, será usado para cobertura e estrutura metálica
- Após isto, captaneado ao Fundo Social e servirá para regularizações da planta
- Regularizações : Salão de Festas, Quadra Esportiva, Lixeiras ( antiga e atual ), Portaria, Casa de Ferramentas, Playground, D.G., Salão Multi uso, Quiosque.
- nada acima, consta na planta do Condomínio e nunca foram regularizaram, são obras clandestinas
- As vagas serão um ponto arrecadatório para cobrir os custos de documentação, projeto a ser passado à Prefeitura, taxas, impostos e engenheiro para fixar tudo que existe na nova planta e nunca foi feito.
- Os futuros projetos, também serão anexados, evitando-se custos futuro de nova regularização e contratação de engenheiro e tributos extras.
- Provavelmente, seremos o primeiro condomínio da região a colocar em ordem sua planta, documentação e ajustando de forma correta e legal.
SEGUNDO PONTO - APÓS REGULARIZAÇÃO
- Reformar e adaptar o Salão de Festa, conforme prediz a Lei e suas diretrizes
- Aumentar o valor do aluguel ( R$ 100,00 ) e adequar Regulamento de uso
- Ampliar seu espaço, havendo área externa e fechada aos usuários
- Já existe 02 projetos a isto, dependendo da Prefeitura, qual poderemos usar
- Os custos serão projetados via garagens, evitando rateios ao morador
TERCEIRO PONTO - QUIOSQUE COM CHURRASQUEIRA
- Com os custos pagos após implantação de garagens, regularização e Salão funcionando, é possível trabalhar na criação do Quiosque com Churrasqueira, atrás da Torre H e com acesso restrito a ele
- Também já existe o projeto, e terá Regras como o Salão de Festas e Regulamento
- Já existe câmeras que cobrem a área, podendo ser acompanhado pela Portaria os casos de excesso e visualização nos períodos fechados
- Neste ponto, o Condomínio terá seu Fundo Social com 03 arrecadações extras : Garagens - Salão de Festas - Quiosque com Churrasqueira...tornando sustentável os demais projetos e melhorias contínuas a serem implantadas; e, isto sem gerar rateios extras de melhorias, manutenções, etc
QUARTO PONTO - SALÃO MULTI USO
- O projeto já existe, e a área a ser usada, é entre as Torres E e C
- Compreenderá o Salão : Mini Auditório - Mini Academia e Salão de Jogos
- A Mini Academia, gerará renda e esta, será revertida a compra de equipamentos
- A área de jogos, compreenderá : Mesa de Bilhar e Pembolim
- O Mini Auditório servira para as Reuniões, Café com Síndico, Eventos Diversos, Palestras de Empresas e Negócios, Anfi-teatro e Sala de Cinema...com aquisição de projetor e a cada 45 dias, projeção de filmes a todos moradores e crianças.
- O projetor, será a uso diversos em Palestras, Educacional e eventos diversos
QUINTO PONTO - FUNDO SOCIAL / VERBA
- Com arrecadação de : Garagens, Salão Festa, Quiosque, mensalidade da Academia; o Fundo Social poderá manter suas melhorias, manutenções, projeto de paissagismo, criar seu viveiro para a jardinagem, adquirir equipamentos, melhorar o Playground e sua Quadra Poliesportiva...sem que ocorra rateios para manter, arrumar, cuidar ou até melhorar cada área social
- a verba também se destinará na melhoria da Horta Comunitária e na criação de Pomar frutífero a ser iniciado em benefício de todos
- ser usada para demais Áreas Sociais, valorizando o ambiente
- O Fundo Social, evitará rateios de manutenções nas áreas sociais, jardinagem, paissagisno e tudo que implicaria benefícios sociais com valorização dos imóveis e de todo o Condomínio, tornando-o referência na região
Se perguntarem qual o tempo para criar tudo isto, não sabemos quais custos e problemas que poderão ser encontrados adiante. Mais olhando por outro lado, estaremos caminhando com projetos e projeções que não existiam, com melhorias que nunca sonhadas e possíveis serem realizadas, com mudança de perfil dos moradores ( já que junto a isto, deve ser aprovado a nova Convenção com leis atuais e mais rígida ). Olhando ainda mais adiante, existe também o projeto do muro via cerca viva, que deve custar menos de 10%, se fosse de alvenaria...e ainda a frente, que tem projeto de cobertura a entrada de veículos e readequação da estética dele...o que fará que o olhem como condomínio de classe média e enterremos o passado que existia lá atrás.
Se é possível ? Sim, é ! Aprovado a Nova Convenção e os projetos, nada se criará sem o primeiro passo e já mostramos como é possível ter ele auto sustentável a sua criação, sem que afete rateios ou custos diretos aos moradores...já o Fundo Reserva, este servirá para que possamos pensar em Pintura e Manutenções que foram vistoriadas e existem Laudos Técnicos para que arrume e corrija, que também pode ser revertido em multas, caso o condomínio venha sofrer vistoria dos orgão competentes e por ter sido omisso a anos, em sua obrigação.
São 02 frentes independentes....o Fundo Reserva consta na Convenção e todos os problemas de condomínio, consta em qualquer condomínio, rateio para suas melhorias, arrumar o que não arrumaram, evitar problemas lá na frente, que prejudiquem a todos de forma direta ou indireta...e para que possamos morar num local seguro a todos.