Para muitos, é fácil administrar um condomínio ( achando que só pagar contas, quando existir capital a isto e empurrar com a barriga, série de problemas...algo que ocorre na maioria de condomínios pequenos e quando mais baixo a renda, maiores os problemas ).

   O comparativo de condomínios novos com condomínios antigos, existem e são olhamos de forma desumana e irracional....a diferença, é que um condomínio recem entregues aos moradores ou ainda novo, praticamente não tem custos; algo diártio em condomínios mais antigos e muitos por irresponsabilidade de síndicos, comissões omissas e moradores isentões, deixam fluir o relaxo, a desonestidade, a falta de transparência e nem sabem onde são gastos sua cota.

   Quando entra uma pessoa de visão administrativa, financeira e mais radical as contas...este, é duramente criticado porque mostra os problemas jogados para baixo do tapete e atingem aqueles isentões que deveriam acompanhar, ou até mesmo sabiam das tramóias, e outros problemas infinitos ( e se investigado, talves até faziam parte do esquema corrupto que afundou muitos condomínios ).

   Afinal, quais os grandes problemas de forma geral ?

  1. contas fechadas onde m,orador não acompanha balancetes mensais ou gastos que ocorrem
  2. falta de transparência de quando é arrecadado, custos operacionais, melhorias, contas diversas e informe de melhorias ou obras a serem executadas, com no mínimo 03 orçamentos em casos de tercerização
  3. falta de arrecadação de Fundo Reserva, obrigatório por lei, para uso de obras emergencias ou na falta deleas, obras diversas de manutenções e melhorias
  4. rigidez sobre a inadimplêencia e leis aprovadas via Assembléias que deixam claro este tema

   Todo administrador, ao entrar, é necessário fazer balanço daquilo que encontrou, prestação de contas, ter planejamento, fazer check up dos problemas, traçar metas, reduzir custos operacionais e deixar sustentável créditos x débitos...se pagando com margem de reservas mínimas, para casos extremos.

   Documentos, Atas, Planilhas, devem ser f´sicas também...pois, se mudarem de Administradora e não tiverem backup, se perderão e nunca poderão ser auditadas por falta de provas documentais...algo que ocorreu no nosso ( entregues a cada gestão com sumido de documentos e Atas que poderiam ou não, incriminá-los ).

   Todo este trabalhop, deste que assumimos, foram realizados, passado aos moradores, feito resumo das Atas e documentos existendes e auditados, inspeções diversas e algumas com Laudos Técnicos de gente da área envolvida, criado cronograma de obras e serviços, reduções de custos e Planejamento para os prôximos mandatos qque deverão ser cumpridos por seus gestores...além de constar na Convenção, o modelo criado para futuros candidatos com a Lei da Ficha Limpa, suas obrigações e responsabilidades.

   Isto deveria gerar conforto aos moradores responsáveis, que cuidam e zelam por seu patrimônio.... mais também gera intrigas aos péssimos moradores que de maneira covardes, como abutres, falam mentiras sem provas, para atacar aos gestores que trazem a sujeira de baixo do tapete, acusando-o, justamente daquilo que sabiam ou compactuavam das irregularidades mostradas...o qual chamamos de conflito de interesses ou medo de expor suas omissões e até mesmo, em casos onde existam ainda a prova, a convivência na podridão.

   Cabe portanto, a cada morador honesto, apoiar, incentivar e estar junto a aqueles que querem trazer soluções...onde cremos que os bons sejam maiores, e a cada melhoria, seja o portão de entrada do condomínio, o também de saída dos péssimos....abrindo espaço para que famílias de bem, entrem, somem, agreguem e vejam que normas, regras e condutas, não são algo absurdo a serem feitas ou cumpridas...pois elas também afetará a ele e outros ( isto chama-se respeito e espírito de comunidade ).

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.