A regularização do condomínio, passa por várias etapas, principalmente devido denúncias anônimas quando foi reformado o Salão de Festas, e, no intuito de regularizar, acabamos descobrindo que todas as obras construidas ( exceto prédios e caixa de água entregues ), são irregulares, clandestinas e nunca constaram na planta e projeto. Se a denúncia foi ruim por uma parte ( embora quem denunciou sabia e era morador antigo que fechou olhos para outras gestões )...por outro lado, foi importante para trabalharmos e tornar aqui, um dos poucos condomínios dentro da lei.

   Fizemos diversas tentativas junto ao Poder Público, para regularizar, inclusive via Câmara e atrávez de vereadores para ajudar-nos no quesito burrocracia.

   O Condomínio terá 02 desafios conjuntos e que todos, via rateio, mudará sua forma de vermos Condomínios de bairro :


  1. contratação de engenheiro para refazer toda a planta, incluso obras que existem : portaria, playgrounds novos, quadra esportiva, salão de festas, praças, dg/telefonia, casa de ferramentas, complemento da casa da caixa de água, bicicletário, e aquilo que for tangente.
  2. acrescer projetos em construção, assim evitará custos futuros de readequar a planta
  3. com planta regularizada e áreas demarcadas, inclusindo áreas do avcb / bombeiros e aquilo que a lei pede, entramos com a regularização
  4. a primeira frente, já tomamos via empresa de Avcb, qual estamos adequando deste que entramos, problemas ou mudanças solcitadas via Mapeamento de Riscos - na época, contratamos a VIP Vistorias, para este trabalho e que encadernamos todas as medidas e vistorias feitas por engenheiros da área de riscos / bombeiros
  5. ainda tentamos via Câmara / vereadores, conseguir engenheiros que possam redesenhar a planta conforme acima, e preços populares...o que também encurtaria caminhos, já que deverá fazer conforme os critérios dos orgãos públicos
  6. o modelo de planta acima, mostra todas as áreas, sinalizações, pendências, espaços ocupados, áreas construidas ou projetadas

   Este é um dos desafios, o segundo, dar-se-a aos problemas sérios de trincas, fissuras e tratamentos que cada torre precisa e nunca feitas, exceto pinturas que conforme vai se desgastando, amplia-se as trincas e problemas de impermeabilização que atinge principalmente que mora nos últimos andares...também feito Laudo Técnico pela Sherwim Willians e enviado Edital de orçamentos, a várias empresas ( apenas uma nos enviou e fez questão de vir e apresentar sua proposta )


   Em ambos os casos, o Condomínio e seus moradores, já devem iniciar rateio, uma vez que em ambos os casos, é preciso dar entrada e haverá parcelas à pagar...quando mais tempo demora, maior será o tempo para ter a entrada e iniciar suas obras

   Engana-se quem pensa que é fácil mudar as coisas, quando aquilo que deveria ser mudado ou simplismente conservado por outros gestores, nem isto foi feito : exemplo a Caixa de água, que gastaram para tentar o básico, que é manter ela funcionando ( exemplo que 2 últimas gestões, sumiram bombas ), o reservatório estava a anos parado e com trincas ( foi realizado todo o trabalho de recuperação, tratamento e impermeabilização nele ), a última caixa que serviria ao bombeiro e uso aos hidrantes das torres, está inativo a mais de 15 anos e sem um pingo de água nos hidrantes...e por ai vai ( o que também afeta sobre avcb, que após laudos da VIP VISTORIA, mapeamento e inspeções diversas, é necessário reconstruir tudo e readequar, já que também, ou inexistem sinalizações internas, ou faltam ( as que existem e são poucas, devem também ser mudadas.

   Em relação a sinalização externa, o condomínio já avançou muito, junto com mapeamento e algumas correções realizadas...mais é apenas o começo.


   Se o morador após isto, olha como custos, engana-se...e falo como morador também e que junto, pagará rateios como qualquer outro. Se olharmos como benfeitorias, qualidade de vida, regularizações, investimentos que agregam valor venal...ganhamos; se olhar como custos, quando houver a inspeção do bombeiro ou orgãos competentes, serão 02 custos : a multa que não é barata e o rateio para fazer e com prazo...o que ambos rateios, custarão muito mais.


   Mais não cobre apenas a gestão esta que quer fazer, coloque na sua consciência, que todos moradores antigos, ou por negligência, comodismo, não conhecimento, não participativo em reuniões ou por falta de informações como passamos hoje...carregam sua culpa, e a culpa de não cobrar ( hoje se cobra de maneira inversa...é o condomínio quem cobra regras, regulamentos e pede apoio para mudar o que deve ser mudado ).


   Para quem vê um panorama ruim, precisa aprender a enxergar fatos : estamos arrumando a casa, cuidando que que estava quebrado, cobrando quem não antes pagava ao menos a cota...trabalhando sobre custos reduzidos que antes não existiam e transforman-se em obras, fazendo laudos técnicos com empresas de cada área ( já que muitas vezes, existe perito informal que acha o que nunca estudou, ou aqueles que dizem entender, sem nunca ter ao menos, lutado para que os erros passados, fossem menores hoje )...e não é hora de se achar culpados, pois de uma forma ou outra, todos temos uma parcela de culpa ( principalmente qdo não cumprimos normas e achamos sacanear o condomínio, qdo na verdade, apenas está demonstrando aos seus vizinhos atingidos, a falta de bom senso e carater ( o condominio apenas quando sabe, emite a multa )).

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.